Reuniões e eventos ao vivo no Teams

Como criar reuniões e eventos ao vivo no Teams

Descubra como e quando usar cada um dos recursos

Há mais de uma maneira de se reunir no Microsoft Teams. Entre elas, a reunião e o evento ao vivo. Mas, afinal, em que ocasião usar cada uma delas?

Vamos entender, primeiramente, a diferenças entre elas:

  • As reuniões do Teams incluem compartilhamento de áudio, vídeo e tela para até 1000 pessoas. Elas são uma das principais formas de colaboração no Teams. E você não precisa ser membro de uma organização (ou mesmo ter uma conta do Teams!) para participar de uma reunião do Teams — basta olhar no convite para obter instruções sobre como ingressar. Elas possuem uma capacidade limitada para 1000 pessoas.
  • Os eventos ao vivo no Teams são uma extensão das reuniões do Teams que permitem agendar e produzir eventos para grandes audiências online, com transmissão para até 10.000 pessoas. Além disso, no evento ao vivo, as possibilidades de configuração e de preparação de áudio e vídeo são mais específicas, podendo, por exemplo, utilizar câmera múltipla para o vídeo.

Criando uma reunião

Sabemos que em tempos de home office, reunião online faz parte da rotina (veja dicas para otimizar seu tempo no Home Office) . A proposta da reunião é justamente apoiar no dia a dia das equipes; elas facilitam a comunicação e aproximam as pessoas ao permitir chamadas por voz e vídeo a qualquer momento e de qualquer lugar.

Reúna-se para uma chamada telefônica, para promover um treinamento de equipe, realizar uma apresentação de vendas ou para uma reunião geral da empresa (com menos de 1000 colaboradores).

No tutorial abaixo, ensinamos como criar uma reunião diretamente no Microsoft Teams. Lembre-se que o seu calendário no Teams está conectado ao seu calendário do Exchange. Sendo assim, ao agendar uma reunião no Teams, ela aparecerá no Outlook e vice-versa. Aprenda abaixo como criar uma reunião:

  • No Teams, selecione calendário no painel à esquerda.
  • No canto superior direito da próxima tela, escolha nova reunião;
  • Preencha todas as informações da sua reunião como Título, Participantes (opcionais e obrigatórios- inclusive pessoas de fora da instituição), data/ hora…
  • Clique em Enviar no canto superior direito para agendar sua reunião e notificar os outros participantes.

Caso prefira, confira esse tutorial em vídeo com o passo a passo detalhado:

Dica extra: Se a sua intenção é começar uma reunião imediatamente, você pode escolher a opção “Reunir agora”. Ela fica localizada no canto superior direito na sua tela, bem ao lado do botão de agendar reunião, quando você está na opção calendário.

Você pode, ainda, iniciar uma chamada de áudio e/ou vídeo diretamente da tela de chat do Teams, utilizando os botões destacados abaixo.

Criando um Evento ao Vivo

Imagine que você precise palestrar em um evento presencial, para muitas pessoas, sobre um conteúdo extremamente relevante. Se você escolher uma sala pequena, em que as pessoas fiquem muito próximas umas das outras, qualquer movimento de um participante poderia causar desconforto nos demais.

No entanto, em um espaço bem dimensionado, como um auditório, com acústica apropriada, os movimentos dos participantes iriam causar pouco ou nenhum incômodo. E quanto menos interrupções você tiver, melhor, correto?

Assim acontece também em eventos online. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre os eventos ao vivo do Teams, o seu “auditório online”. Ele serve para quem deseja produzir grandes eventos ou transmitir o conteúdo com envolvimento dos participantes apenas por chat.

Se você for o organizador de um evento ao vivo, poderá agendá-lo no Microsoft Teams da mesma forma que agenda uma reunião de equipe normal.  Esse processo adicionará o evento ao vivo aos seus calendários do grupo de eventos. Depois disso, você precisará convidar os participantes. Confira o passo a passo:

  • No Teams, selecione calendário no painel à esquerda.
  • No canto superior direito da próxima tela, escolha nova reunião > evento ao vivo.
  • Adicione o título da reunião, as informações de data e hora e outros detalhes.
  • Clique em avançar.
  • Escolha quem poderá participar do seu evento (apenas pessoas da organização ou ele será aberto ao público externo?).
  • Selecione as opções de produção do seu evento como disponibilidade de gravação para participantes, uso de legendas, geração de relatórios e perguntas e respostas (Q&A).
  • Depois é só agendar e seu evento estará no seu calendário.

Quer ainda mais detalhes? Então confere um vídeo completo com o passo a passo de como criar seu próprio auditório online através do recurso de evento ao vivo do Teams.


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