Big Data, IoT, BYOD… se em alguns momentos os termos utilizados no mundo da TI parecem mais uma sopa de letrinhas, você está no post certo: conheça o nosso Glossário da TI!
Conteúdo produzido por Anny Arcanjo
O vocabulário da tecnologia da informação é vasto e em constante evolução, refletindo a natureza dinâmica e em rápida transformação desse campo. Com o progresso contínuo da tecnologia, novas palavras, termos e acrônimos são introduzidos regularmente.
Abaixo, no nosso glossário da TI, destacamos alguns termos muito utilizados no mundo da tecnologia da informação:
Acrônimo de Address Resolution Protocol (Protocolo de Resolução de Endereços), é um procedimento que conecta um endereço de protocolo de internet (IP) em constante mudança a um endereço de máquina físico fixo, também conhecido como endereço de controle de acesso à mídia (MAC), em uma rede local (LAN).
É uma plataforma que automatiza o desenvolvimento de backend e cuida da infraestrutura de nuvem. Utilizando um BaaS, você terceirizará as responsabilidades inerentes à manutenção e gerenciamento de servidores para um terceiro, e pode focar no desenvolvimento do frontend.
Refere-se ao enorme volume de dados que são coletados, armazenados e analisados. Esse termo abrange técnicas e ferramentas para processar, organizar e extrair insights significativos desses conjuntos de dados massivos.
É um conceito que descreve a interconexão de objetos físicos com a Internet, permitindo a troca de dados e comunicação entre eles. Dispositivos inteligentes, sensores, automação residencial e cidades inteligentes são alguns exemplos de aplicações de IoT.
É um sistema open source que ajuda sua empresa a implantar, escalonar e gerenciar aplicativos baseados em contêineres – um conjunto de processos organizados isoladamente do sistema.
Código aberto. Isso diz respeito ao código-fonte de um software, que pode ser adaptado para diferentes fins
Bring Your Own Device pode ser definido como um comportamento ou movimento por parte das empresas que permite utilizar os dispositivos pessoais no trabalho, conectando os aparelhos de casa nas redes da empresa.
É qualquer software, hardware ou recurso de TI usado em uma rede corporativa sem a aprovação do departamento de TI e, muitas vezes, sem seu conhecimento ou supervisão.
É uma forma de oferecer aplicativos e sistemas pela internet e coletar, armazenar e gerenciar dados, por meio da internet como serviço.
Múltiplo Fator de autenticação é a utilização de dois ou mais métodos para atestar a identidade de alguém para concessão de acesso a um sistema, documento ou informação.
Um tipo específico de código malicioso projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.
Programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.
Este glossário está em constante atualização para trazer novas palavras e termos.
Gostou do glossário da TI? Então que tal receber informações da HSBS diretamente na sua caixa de entrada: