Metaverso e Segurança da Informação: a importância da proteção à identidade
Depois de acompanharmos o avanço de várias soluções tecnológicas como: realidade virtual, modelagem 3D, cloud computing e implantações da Web 3.0 e do 5G, agora é a vez do metaverso.
Apesar de o termo parecer ter saído diretamente do universo cinematográfico da Marvel, o Metaverso da nossa realidade é formado por mundos virtuais que simulam a realidade física.
Assim como em todo avanço tecnológico, a inovação traz junto com ela uma série de dúvidas sobre os impactos, positivos e negativos, que ela trará ao mundo.
Vamos começar entendendo o que é o metaverso e como ele afetará os negócios.
Definição e impactos
Como falamos, o Metaverso, em resumo, é uma espécie de realidade virtual paralela que depende de estruturas tecnológicas do mundo real para existir e simular a realidade.
Apesar de ter se popularizado em 2021, com a mudança de posicionamento do Facebook, que passou a se chamar Meta em uma clara alusão ao novo universo, o termo existe desde os anos 90 e é um velho conhecido por quem é fã de jogos, sobretudo entre os jogadores de Fortnite e Minecraft, por exemplo.
A proposta do Metaverso, em sua concepção atual, é permitir que as pessoas, por meio de avatares, realizem ações da vida cotidiana, como fazer compras e trabalhar, nesse novo ambiente.
Os benefícios para o mundo dos negócios são muitos. Entre eles:
- Mecanismo de monetização: pagamentos poderão ser feitos por criptomoedas, o que possibilita um serviço único para a sua marca;
- Visitantes ilimitados ou exclusivos: faça eventos para milhares de pessoas ou reuniões privadas;
- Criatividade infinita: pense em espaços que remeta à sua empresa e fique à vontade para ser criativo. O céu é o limite.
- Mercado em crescimento exponencial: sua marca como uma das que mais cresce no segmento digital.
No entanto, tal qual o mundo dos games, todo universo tem um vilão. A vilã do Metaverso pode ser a cibersegurança.
Metaverso e Segurança da Informação
As mudanças tecnológicas, sempre trazem consigo uma tendência de fraudes e falsificações porque, enquanto todos estão fascinados com a novidade, os hackers estão procurando por vulnerabilidades, uma forma de passar despercebidos.
Vimos isso no início da era do WWW (World Wide Web), que revolucionou o mercado, mas também trouxe a facilidade de criar um website, possibilitando uma onda de domínios falsificados de agências governamentais, bancos e marcas.
E isso voltou a acontecer com outras inovações, como a implementação do Wi-Fi e, mais atualmente, o uso dos smartphones e outros dispositivos pessoais.
Dessa vez, temos a oportunidade de estabelecer princípios fundamentais de segurança, especificamente, no início desta era, que gerem confiança e tranquilidade.
Nesse novo mundo, um dos pontos que acendem o alerta é o roubo de identidades, algo que já acontece com outros ataques de engenharia social.
Identidade e transparência
A identidade é o primeiro aspecto a ser atacado. O phishing pode aparecer no metaverso em forma de um avatar de um caixa em um lobby de banco virtual, ou uma réplica do seu diretor convidando para uma reunião em uma sala de conferência virtual.
Então, é preciso trabalhar a identidade nesse conjunto de mundos virtuais. É de extrema importância as empresas saberem que suas identidades serão gerenciáveis.
As organizações interessadas no metaverso, devem se preocupar com a segurança e estar dispostas a participar das atualizações. A transparência ajuda no processo de aprendizagem sobre segurança.
Defenda seus dados
Os problemas relacionados à internet irão persistir em nossa realidade, como acontece com técnicas de espionagem, tentativas de roubo de credenciais, sites congelados, clonagem de dados pessoais, entre outros.
Estamos em crescimento com as indústrias tecnológicas com a cooperação contra ameaças, medidas de proteções e monitoramento. Com o mundo do metaverso chegando, não será diferente.
Essa plataforma provavelmente criará e gerará fluxos de dados totalmente novos com o potencial de melhorar a autenticação, identificar atividades suspeitas ou maliciosas, fazendo com que as medidas de segurança se tornem mais eficazes e poderosas.
Segurança da Informação à serviço da inovação
Para manter a oportunidade de adoção de tecnologias com grande potencial para melhorar a acessibilidade, a colaboração e os negócios, a comunidade de segurança deve trabalhar em conjunto para construir plataformas que nos permitam trabalhar, fazer compras e jogar com segurança.
É preciso investir em segurança da informação para além das ferramentas que usamos hoje, e olhar essa área como estratégica e necessária para proteção dos dados das empresas e, por consequência da reputação das marcas.
Conte com especialistas capazes de definir ferramentas, processos e políticas de segurança da informação específicas para o seu negócio e modelo de trabalho.
Quer manter os dados da sua empresa em segurança? Preencha o formulário abaixo e um dos nossos especialistas em segurança da informação entrará em contato com você.
Erro: Formulário de contato não encontrado.