Gerenciando seus recursos de nuvem

Olá pessoal,

A necessidade de gerenciamento dos recursos de TI é fundamental para o sucesso do negócio, afinal, seu mau funcionamento, acaba afetando a produtividade do ambiente e consequentemente refletindo em uma experiência negativa do usuário ou clientes, a depender do modelo do negócio. Em se tratando de recursos em nuvem, também se faz necessário o controle do que está acontecendo no ambiente, mesmo com toda a redundância e resiliência que a nuvem nos proporciona, necessitando apenas de algumas adaptações ao funcionamento das cargas de trabalho em nuvem.

Pensando em toda essa necessidade, o Microsoft Azure nos oferece várias soluções que visam auxiliar os IT Pros na administração da sua infraestrutura de nuvem. Dentre as soluções existentes hoje, iremos abordar três delas: o Azure Advisor, Azure Monitor e Azure Resource Health.

Azure Advisor

Podendo ser chamado de “BPA (Best Practice Analyzer) do Azure”, o objetivo desta solução é guiar o administrador para melhorar a disponibilidade, performance, segurança e eficiência de consumo, alinhadas às boas práticas de TI. Tudo isso é realizado por meio das recomendações, que são divididas em quatro blocos: ALTA DISPONIBILIDADE, onde as recomendações apresentam as possibilidades disponíveis para o seu ambiente se tornar mais tolerante a falhas; SEGURANÇA, que se preocupa em demonstrar onde existem possíveis falhas e como corrigi-las; PERFORMANCE, que basicamente demonstra quais ações podem ser tomadas para melhorar os recursos em utilização; CUSTO, que baseados em logs de telemetria e performance, geram alertas que junto às recomendações de ações, visam chamar atenção para o desperdício de recursos financeiros, através de uma subutilização dos serviços contratados, por exemplo.

Encontramos na solução, o benefício de obter informações centralizadas em pouquíssimo tempo, além de toda a inteligência das informações fornecidas, temos também na maioria das recomendações, links para documentações, onde cada informação tratada é  aprofundada. Por exemplo, em alta disponibilidade quando se é alertado para VMs sem backup, é exibido um link de como é feito o backup em máquinas virtuais, que além de motivar a mudança, demonstra o esforço necessário através dos tutoriais de implementação.

Azure Monitor

O Azure Monitor é a plataforma de monitoramento do Microsoft Azure, que se beneficia de alguns recursos de monitoração e/ou gerenciamento, que são os logs de atividades, onde é possível acompanhar o que está ocorrendo com todos os seus recursos na assinatura. Por exemplo, quando é adicionada uma regra a uma NSG ou quando uma conta de armazenamento é excluída; as métricas, que são informações de telemetria para se ter visibilidade de desempenho e integridade dos recursos, permitindo por exemplo visualizar o uso de CPU ou memória no caso de uma VM; os logs de diagnóstico, que fornecem dados avançados sobre determinados recursos, como logs de eventos do Windows, no caso das VMs, ou logs de blobs, tabelas e filas para contas de armazenamento. Essas informações podem ser arquivadas em uma conta de armazenamento ou enviadas para o event hub e/ou log analytics; com a pesquisa de logs é possível localizar e filtrar informações provenientes do log analytics, pacote de monitoramento que compõe o OMS.

Diante de todos esses dados, ainda é possível criar alertas para que sejam enviadas notificações baseadas em logs de atividades ou métricas. De forma geral, a utilização do Azure Monitor nos fornece uma visão detalhada e centralizada do comportamento dos recursos, assim como formas de identificar e diagnosticar problemas.

Resource Health

A Azure Resource Health tem como objetivo fornecer informações sobre a integridade dos recursos, identificando os possíveis problemas que os afetam. Além disso, oferece caminhos para solução dos problemas e rápida abertura de um ticket de suporte. O interessante é que, por meio do Azure Monitor, é possível caminhar entre a visualização da integridade de todos os recursos de maneira simples e objetiva. Um outro ponto positivo do recurso é que, através dele, podemos mensurar se o SLA para determinado recurso está de acordo com o proposto.

Referências:

Announcing azure advisor azure monitor and resource health

Monitoring get started

Monitoring overview

Azure monitor general

Resource health overview

Raphael Almeida

Cloud Specialist