A Microsoft apresentou, juntamente com o seu relatório Microsoft Work Trend Index, novidades do Microsoft 365 para o trabalho híbrido
Você provavelmente já ouviu falar de trabalho híbrido e no quanto ele tem sido apontado por colaboradores ao redor do mundo como o modelo de trabalho ideal agora e para o futuro (até que aprendamos novas formas de trabalho).
Saiba mais sobre o modelo de trabalho híbrido
Faça o download de um Guia com dicas para adaptação ao Trabalho Híbrido
Visando traduzir em dados o que a gente percebe ao passar alguns minutos na rede social profissional LinkedIn, a Microsoft publicou a segunda parte do seu relatório anual de tendências do trabalho, o “Microsoft Work Trend Index”.
Intitulado de “Grandes Expectativas: permitindo que o trabalho híbrido funcione”, a pesquisa trouxe dados de como os profissionais brasileiros pensam o futuro (ou presente) do trabalho.
Vamos conferir?
O modelo de trabalho híbrido é o novo normal?
De um lado, 52% dos trabalhadores globais consideram a transição para o modelo de trabalho híbrido ou remoto durante os próximos 12 meses (58% no Brasil). Do outro, 50% dos líderes planejam o retorno ao trabalho presencial em tempo integral durante o mesmo período.
Paralelo a isso, os dados do Microsoft Work Trend Index apontam que, no Brasil, 71% dos funcionários afirmaram priorizar mais a saúde e bem-estar em detrimento do trabalho do que antes da pandemia, ficando acima dos 53% do percentual mundial.
O que esses dados juntos representam? Que é preciso um olhar atento para entender os processos de cada empresa e conseguir equilibrar essa equação.
Para criar uma cultura que abraça a flexibilidade e leva as pessoas a compartilharem o espaço do escritório, considere o modelo híbrido como ponto de equilíbrio, um caminho para se ter “o melhor de dois mundos”.
Microsoft 365 para o trabalho híbrido
Visando continuar apoiando empresas de todos os tamanhos nesse “admirável mundo do trabalho novo”, com licença poética para o trocadilho, a Microsoft apresentou soluções que impactam positivamente no dia a dia do trabalho.
Separamos 5 das principais, mas é possível consultar todas.
- Teams Connect: permite que os usuários compartilhem canais no Microsoft Teams em várias organizações, ou seja, passa a ser possível colaborar, no mesmo ambiente, com parceiros, fornecedores e mais;
- Cameo: uma nova experiência do PowerPoint que integra perfeitamente o feed da câmera do seu Teams em uma apresentação para que o apresentador personalize como e onde ele deseja aparecer na tela em seus slides;
- Componentes loop no e-mail do Outlook: assim como no Teams, os componentes loop facilitam ainda mais a colaboração no Outlook ao permitir as pessoas colaborem de forma rápida e fácil, sem ter que mudar de aplicativo;
- RSVP: agora será possível sinalizar se você pretende participar da reunião de forma presencial ou remota no momento da confirmação da presença a partir do Outlook;
- Teams Phone: um novo recurso chamado Operator Connect Mobile vai atribuir um número único de celular para dispositivos móveis e desktops, fazendo com que a mudança de chamada entre dispositivos aconteça sem interrupções.
Trabalho híbrido e qualidade de vida
Chegou a hora de cada pessoa que lidera uma equipe se perguntar: o que eu estou fazendo para recuperar meu capital social? Como conseguir criar conexões e prestar suporte mesmo com o trabalho descentralizado?
Antes de tudo é necessário entender que não existe fórmula mágica. Cada instituição precisa perceber em que pontos é possível atuar para investir na qualidade de vida dos funcionários, seja com a adoção do trabalho híbrido ou traçando políticas que visem a satisfação do colaborador.
Aqui, trazendo um paralelo com o tema desse conteúdo, trouxemos 4 dicas centrais que envolvem o trabalho híbrido, mas que, em alguns casos, podem ser adotadas também para escritórios com regine presencial:
- Incentive relacionamentos: crie ações e ocasiões que permitam a construção de laços entre pessoas; atue como um conector de pontos para ajudar os funcionários a interagirem;
- Capacite os gestores: capacite os gestores com o conhecimento necessário para gerenciar a adequação a diferentes modelos de trabalho enquanto mantém um olhar sobre as necessidades individuais de cada uma das pessoas que integra sua equipe;
- Defina o propósito da organização: faça com que fique bem claro o porquê de a organização existir (isso para além do objetivo comercial) e realize ações para difundir a cultura da empresa, fazendo com os colaboradores alimentem uma sensação de pertencimento com a instituição;
- Estabeleça práticas de trabalho saudáveis: estabeleça o porquê, como e quando ir ao escritório, promova dinâmicas de equipe, fale com as pessoas acerca da importância de se desligarem do trabalho, reduza o tempo gasto em reuniões, e mais.
Para pensar outras ações, é necessário que todas as empresas levem em consideração a colocação do Jared Spataro, vice-presidente corporativo de Trabalho Moderno da Microsoft:
“Não há como apagar a experiência vivida e o impacto duradouro dos últimos dois anos, pois a flexibilidade e o bem-estar se tornaram inegociáveis para os funcionários. Ao abraçar e se adaptar a essas novas expectativas, as organizações podem direcionar sua equipe e seus negócios para o sucesso a longo prazo”.
Extra: De olho no Metaverso
A Microsoft incluiu alguns insigths referentes ao metaverso nessa edição da pesquisa. Incluímos ele como conteúdo extra porque acreditamos que está na hora de começar a olhar para isso com atenção.
Os dados apontam que:
- 52% dos funcionários estão abertos a usar espaços imersivos digitais no metaverso para reuniões ou atividades de equipe no próximo ano;
- 47% dos funcionários estão abertos a se representar como avatar em reuniões no próximo ano;
- 51% da Geração Z e 48% dos Millennials prevêem fazer parte de seu trabalho no metaverso nos próximos dois anos;
- 16% dos funcionários dizem que nunca esperam fazer nenhum trabalho no metaverso;
- 13% dos funcionários dizem que não sabem o que significa o termo ‘metaverso’.
Para Mar Gonzales Franco, pesquisador principal da Microsoft Research, “os avatares e o metaverso nos aproximam um pouco mais de fazer as pessoas sentirem que estão juntas mesmo quando estão separadas”.
Esse conteúdo foi criado com base na pesquisa Microsoft Work Trend Index.
E aí? Tudo pronto para o futuro?
Cadastre-se na nossa newsletter para receber atualizações de conteúdo sobre produtividade, segurança da informação, LGPD e mais.