Texto: Andressa Ferreira
Revisão: Hugo Santos
Reforçando a visão de experiência integrada para administradores de TI, a Microsoft lançou no Windows Server 2016 o Windows Admin Center, que inicialmente era chamado “Projeto Honolulu”.
O que é?
Windows Admin Center é um conjunto de ferramentas de gerenciamento, baseado em navegador que permite o gerenciamento de servidores do Windows. Se baseia em ferramentas nativas como o Gerenciador do servidor e o Microsoft Management Console (MMC), complementando o System Center sem substitui-lo.
Gerenciando melhor o seu Ambiente
A ferramenta pode ser instalada em computadores Windows 10 ou em servidores a partir do Sistema Operacional (SO) Windows Server 2016.
Executado em um navegador web, ele é capaz de gerenciar servidores Windows server 2019, Windows server 2016, Windows server 2012 R2, Windows server 2012, Windows server 2008 R2, Windows 10 e muito mais por meio do gateway do Windows Admin Center instalado no Windows Server ou Windows 10.
O gateway gerencia servidores por meio do PowerShell remoto e WMI em WinRM. O gateway é incluído no Windows Admin Center em um pacote .msi.
O gateway do Windows Admin Center, depois de publicado no DNS e com acesso através de firewalls corporativos correspondentes permite que você se conecte com segurança e gerencie os servidores de qualquer lugar com o Microsoft Edge ou o Google Chrome.
Alguns recursos disponíveis no Windows Admin Center
Uma plataforma de gerenciamento familiar contendo muitas das ferramentas conhecidas atualmente para gerenciar os servidores do Windows. Os principais recursos em sua solução de gerenciador do servidor:
- Exibir os recursos e a utilização de recursos;
- Gerenciamento de certificado;
- Gerenciamento de dispositivos;
- Visualizador de Eventos;
- Explorador de Arquivos;
- Gerenciamento de firewall;
- Gerenciamento de aplicativos instalados;
- Configurar usuários e grupos locais;
- Configurações de rede;
- Visualizar/encerrar processos e criar dumps do processo;
- Edição do registro;
- Gerenciar tarefas agendadas;
- Gerenciar serviços Windows;
- Habilitar/desabilitar funções e recursos;
- Gerenciar VMs Hyper-V e switches virtuais;
- Gerenciamento de armazenamento;
- Gerenciando a réplica de armazenamento;
- Gerenciamento de atualizações do Windows;
- Console do PowerShell;
- Conexão de Área de Trabalho Remota.
O Windows Admin Center também fornece estas soluções:
- Gerenciamento do computador: fornece um subconjunto dos recursos do Gerenciador do Servidor para gerenciar computadores de cliente Windows 10
- Gerenciador de cluster de failover: fornece suporte para o gerenciamento contínuo de clusters de failover e recursos de cluster
- Gerenciador de cluster de hiperconvergência: fornece uma nova experiência totalmente adaptada para espaços de armazenamento direto e Hyper-V. Contém recursos do Painel e destaca gráficos e alertas para monitoramento.
Segurança na plataforma de Gerenciamento
O Windows Admin Center possui vários aprimoramentos para tornar a plataforma de gerenciamento mais seguro. O controle de acesso com base em função permite que os administradores tenham acesso aos recursos de gerenciamento. As opções de autenticação de gateway incluem grupos locais, Active Directory com base em domínio local e Azure Active Directory com base em nuvem.
Integração do Azure
Windows Admin Center tem muitos pontos de integração com serviços do Azure, ele consolida todos os serviços em um hub centralizado, alguns dos serviços que está incluindo é o Azure Active Directory, o Backup do Azure, Azure Site Recovery e muito mais.
Saiba mais em: https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/manage/windows-admin-center/overview
Dúvidas? Envie para [email protected]