Aprenda mais sobre o que são e como criar as breakout rooms, as salas para sessão de grupo do Teams
Vamos começar esse texto com um exemplo para que possa visualizar o uso do breakout rooms:
Imagine que você vai realizar um treinamento interno sobre a cultura da empresa para cerca de 20 novos colaboradores. Como parte da experiência, será preciso separar as pessoas em grupos para que criem um conteúdo que resuma o que cada grupo aprendeu durante o treinamento.
A permanência de todas as pessoas na sala inviabilizaria a construção de cenários diversos de apresentação e de conteúdo, já que um grupo acabaria influenciando o outro durante o debate.
Mas, utilizando a sessão de grupo do Teams (ou breakout rooms) é possível separar as equipes em salas, possibilitando que pequenos grupos de pessoas façam brainstorm e evoluam com diferentes ideias.
Em resumo, as sessões de grupo, ou Breakout Rooms, do Microsoft Teams oferecem aos usuários a capacidade de dividir os participantes de grandes reuniões em pequenos grupos, com total controle sobre essas salas, enriquecendo a experiência de reunião e treinamento, e tornando os eventos mais envolventes, divertidos e educacionais.
Acesse rapidamente:
Por que usar breakout rooms
Como criar a sessão de grupo
Dicas sobre as sessões de grupo
Além do exemplo utilizado acima, esse recurso pode ser útil para uma série de situações como:
- Eventos educacionais: para discussão de determinados tópicos e criação de um trabalho em grupo;
- Eventos de relacionamento: separe os participantes em grupos para que todos tenham a chance de se conhecer melhor;
- Reuniões corporativas: divida as equipes em salas para que cada gestor possa dialogar com sua equipe sobre pontos específicos da reunião;
- Eventos de brainstorm: possibilite que todos contribuam com a construção de uma solução ao separar a equipe em pequenos grupos com variados conhecimentos;
- Momentos de descontração: realize gincanas e permita que as equipes tenham um espaço privado para debate, impulsionando a experiência do colaborador na sua empresa;
- E mais.
Agora que já falamos o que é e porque usar as salas de grupo do Teams, agora vamos te ensinar a usá-las. Vamos lá?
Como criar a sessão de grupo:
- Durante a sua reunião, no aplicativo Teams instalado no seu computador (só é possível criar as breakout rooms no cliente Teams área de trabalho), clique no ícone de salas de sessão de grupo na barra de controle:
- No menu suspenso, selecione o número de salas que você deseja criar (é possível criar até 50 salas por reunião);
- Escolha se deseja que o Teams atribua pessoas às salas (automaticamente) ou se prefere atribuir as pessoas você mesmo (manualmente);
- Escolha Criar Salas;
- Quando você estiver pronto(a), clique em “abrir/ open” para abrir todas as suas salas de uma vez ou clique no símbolo de reticências e selecione “abrir sala/ open room” para abrir uma única sala.
Mais dicas sobre as sessões de grupo:
- Organize os grupos manualmente: caso tenha optado por criar as salas manualmente, você verá uma tela para atribuição de participantes. É nela que você vai designar para qual sala as pessoas serão enviadas, selecionando a seta para baixo ao lado do nome da sala e marcando a desejada na caixa de seleção;
- Converse com os grupos: Cada sala de reunião tem seu próprio bate-papo, que pode ser acessado na sua lista de chat do Teams. Para enviar um comunicado a todas as salas, basta utilizar o recurso “Fazer um anúncio” clicando em ; e enviar.
- Renomeie as salas temáticas: é possível renomear as salas para que elas reflitam o nome ou objetivo da equipe. Para isso, clique em mais opções (o ícone de reticências ao lado do nome da sala) e selecione renomear sala;
- Defina um tempo limite para as sessões: caso uma atividade tenha um tempo pré-determinado, é possível que você defina um tempo limite para que as pessoas retornem à sala principal. Quando você utiliza esse recurso, um cronômetro fica visível em cada sala e quando o tempo acaba todos as salas fecham, levando automaticamente os participantes de volta à reunião principal.
Para ativar esse recurso, vá nas configurações da breakout rooms e defina um tempo limite; volte para salvar suas alterações.
- Nomeie gerentes para as salas temáticas: caso necessite compartilhar o controle com outras pessoas, é possível criar apresentadores para gerenciar as breakout rooms; faça isso a partir das configurações do breakout rooms;
- Permita que as pessoas retornem à reunião principal: por padrão, essa configuração está desativada. Ativá-la dá aos participantes a opção de sair de suas salas temáticas e retornar à reunião original quando quiserem. Ative-a nas configurações do breakout rooms;
- Fechar salas: Selecione Fechar salas para puxar todos os participantes de volta para a sala principal ou escolha mais opções […] ao lado de uma sala de breakout específica e selecione Fechar sala.
Pronto. Agora que você já sabe tudo sobre as breakout rooms, pense em como utilizar esse recurso para criar reuniões mais dinâmicas na sua empresa.
Deseja receber mais conteúdos sobre o Microsoft Teams e o Microsoft 365? Então cadastra seus dados no formulário abaixo:
Aprenda mais:
Tipos de eventos virtuais no Teams
Envolva sua audiência com o modo apresentador
Componentes dinâmicos do Teams