É inegável que o futuro do armazenamento é o Cloud Computing, comumente traduzido para Computação em Nuvem. É um fenômeno que condiz com o rumo das evoluções tecnológicas atuais e tem potencial para elevar a níveis de excelência, cada vez mais altos, os serviços de Tecnologia de Informação.
A Nuvem tem tudo a ver com SaaS. Por este ser o melhor modelo para a utilização nas empresas, estas devem ficar atentas às suas peculiaridades, seus modos de uso, custo e acesso. A melhor definição de SaaS – Software as a service é: trata-se de um modelo de distribuição de software licenciado para utilização através da internet. Não há venda e instalação localmente e o pagamento é feito pelo seu uso e não pela aquisição.
Muitas empresas ainda possuem dúvidas sobre os benefícios deste modelo. Isso é natural. Uma organização precisa questionar qual será o ganho real antes de fazer qualquer investimento. Por isso, ajudo a esclarecer as vantagens.
O fator primordial que atrai as organizações é a facilidade de atualização do software. Segundo uma pesquisa realizada pelo Gartner, as empresas continuam a investir em nuvem pública para implantação do SaaS por não precisarem se preocupar com a manutenção. Tudo que precise ser feito na parte da infraestrutura é responsabilidade de quem fornece o serviço. Além de exigir de quem usa apenas um computador e um acesso à internet.
Além disso, o Gartner constatou que outros fatores são considerados atrativos como implantação rápida e acesso mais rápido a inovação. Como disse ao tentar definir o serviço, não é necessário comprar um servidor ou instalar sistemas. Isso traz agilidade, termo cada dia mais buscado no cotidiano atribulado.
Com o SaaS, diferentes usuários em lugares distintos podem utilizar o mesmo sistema ao mesmo tempo. Atualmente muitas empresas optam por trabalhos home office. Desta forma, há uma significativa facilidade para estes colaboradores.
Se a empresa quer reduzir e consolidar despesas, a implantação de SaaS possibilita a uma mesma equipe monitorar, realizar backups e prover serviços a um número elevado de clientes. É uma ótima forma de cortar gastos.
Sabiamente, as organizações procuram por confiabilidade em um ano que um dos tópicos mais importantes no setor de TI é a segurança das informações. No caso do SaaS, sua empresa deve selecionar como subir seus dados para a Nuvem da maneira mais segura de acordo com as necessidades e volume de informação.
Apesar destes riscos, acredito que as empresas continuarão a investir nesta tecnologia. Já podemos perceber um desenvolvimento de itens para combater esses empecilhos. A tendência é um crescimento significativo destas soluções.
*Carlos Carlucci é country manager da Vocalcom Brasil – empresa especializada em soluções para contact center.
Matéria completa: http://corporate.canaltech.com.br/noticia/computacao-na-nuvem/SaaS-e-Cloud-Computing/#ixzz3UJyznj88