Mulheres históricas e suas contribuições para a TI
Aproveitando o Dia Internacional da Mulher, resolvemos falar sobre mulheres e tecnologia. Sendo assim, destacamos algumas das tantas mulheres que fizeram história e mudaram a realidade da tecnologia na sua época. Que tal conhecê-las?
#1 Ada Lovelace
Ada Augusta King, mais conhecida como Ada Lovelace, foi a primeira programadora da história.
Entre 1842 e 1843, Lovelace traduziu um artigo italiano sobre a Máquina Analítica, do cientista Charles Babbage, e complementou o estudo com um conjunto de observações de sua autoria. Essas notas continham um algoritmo criado para ser processado por máquinas, sendo considerado o primeiro programa de computador já criado.
Foi graças a sua brilhante elaboração que os/as cientistas que vieram depois dela puderam aprimorar os conceitos descobertos e desenvolverem novas tecnologias.
Conheça melhor a histórica de Ada aqui.
#2 Grace Hopper
Conhecida como a “Vovó COBOL”, Grace Hopper foi uma analista de sistema da Marinha dos Estados Unidos. Ela desenvolveu a linguagem de programação Flow-Matic, que posteriormente serviu de base para a criação do COBOL (por isso o apelido).
Hopper também conquistou outros títulos como “Rainha da Computação”, “Rainha da Codificação” e “Grande Dama do Software”.
Confira aqui a história da “incrível Grace Hopper”.
#3 Hedy Lammar
Mais conhecida por ser a musa do cinema e a “mais bela mulher da Europa”, Hedy Lammar é também uma grande inventora e “a mãe do Wi-Fi”. Graças a ela, foi descoberta a tecnologia que serviu de base para a criação de telefones celulares, Bluetooth e Wi-Fi.
Vendo um amigo tocar piano, Lammar percebeu que era possível às estações de radiocomunicação americanas trocar várias vezes de frequência de forma coordenada, impedindo que os nazistas interceptassem torpedos e tivessem acesso a mensagens de guerra. Conhecido como “Salto de Frequência”, a técnica só foi reconhecida e utilizada anos mais tarde.
Saiba mais sobre a invenção de Lammar, que mudou a forma como nos comunicamos atualmente.
#4 Katherine Johnson
Com seus cálculos, a matemática pioneira da NASA, Katherine Johnson, ajudou a levar o primeiro homem à Lua. Os seus talentos matemáticos foram essenciais para determinar a trajetória do voo Apollo 11, que levou Neil Armstrong e Buzz Aldrin à lua em 1969.
Johnson e uma colega foram as primeiras a calcular os parâmetros do voo suborbital, em 1961, do astronauta Alan Shepard. Parte da sua história foi retratada no filme “Estrelas Além do Tempo”.
Confira o trailer: https://youtu.be/wx3PVtrU-Os
#5 Carol Shaw
Em um universo reconhecidamente hostil às mulheres, Carol Shaw foi a primeira desenvolvedora de jogos eletrônicos.
Primeira mulher a trabalhar na indústria de games, a desenvolvedora trabalhou em Polo (jogo feito para uma campanha da grife Ralph Lauren), e na sequência lançou comercialmente o primeiro jogo criado por uma mulher: era o 3-D Tic-Tac-Toe. Depois, entrou na Activision, onde programou River Raid.
Conheça a história de Shaw.