Com o crescente volume de dados dentro das organizações, torna-se imperativa a implementação de novas estratégias que minimizem as oportunidades de exfiltração de informações confidenciais. De acordo com o relatório “Cost of Data Breach” da IBM, observa-se um aumento de 15% ao longo de três anos no custo médio global das violações de dados, atingindo cerca de 4,45 milhões de dólares em 2023. Além dos consideráveis prejuízos financeiros, um vazamento de dados pode acarretar danos legais e prejudicar a reputação da marca, resultando na diminuição da vantagem competitiva no mercado. Com o objetivo de elevar o patamar de segurança dos dados sensíveis, torna-se essencial que a organização disponha de camadas de segurança da informação, entre elas, o data loss prevetion (DLP), a fim de garantir a proteção e a integridade dessas informações.
Escrito por Luís Otávio
Entendendo a perda de dados e seu impacto nas empresas
Um vazamento de dados pode ocorrer de diversas maneiras, seja por meio de ataques virtuais, falhas de segurança em sistemas ou mesmo ação de colaboradores mal-intencionados.
Se, por um lado, os ataques externos ainda são mais comuns, por outro, os vazamentos realizados por colaboradores mal-intencionados tendem a ser tornar os mais prejudiciais e mais caros para as organizações.
Tradicionalmente, as soluções de segurança são arquitetadas e projetadas com a função de agir como uma barreira, impedindo o acesso a dados críticos por pessoas não autorizadas. Mas como adicionar uma camada de proteção a esses dados mesmo com acesso irrestrito por parte do usuário interno?
O DLP surge como uma solução tecnológica com foco principal nas ameaças internas, ajudando a evitar o compartilhamento (acidental ou proposital), a transferência ou uso inseguro e inapropriado de dados confidenciais por parte desses usuários.
A importância da data loss prevetion (prevenção de perda de dados)
Em um cenário de crescente dependência de tecnologia em que os dados são armazenados e processados em diversos locais, torna-se crucial garantir a proteção de informações sensíveis e estratégicas da organização para a continuidade do seu negócio.
A exposição não autorizada dessas informações pode resultar em:
- danos financeiros irreparáveis para a organização;
- perda de confiança de clientes e parceiros;
- a aplicação de multas substanciais por órgãos regulamentadores de proteção de dados como a LGPD;
- perda de vantagem competitiva no mercado;
- entre outros prejuízos.
Causas comuns de perda de dados
Existem diversas ameaças que podem resultar em perda de informações e, atualmente, muitas organizações estão mais conscientes dos perigos referentes a não preservação e a falta de segurança dos dados.
Podemos destacar as causas mais frequentes que podem levar a perda de dados como:
- Ações humanas: o compartilhamento de dados confidenciais de forma acidental ou intencional pode levar à perda de dados. Usuários podem encaminhar e-mails com documentos sigilosos ou dados de projetos de novos produtos para fora da organização;
- Ataques cibernéticos: ações externas podem comprometer a segurança de borda e permitir que atacantes acessem a rede interna da organização para obter documentos específicos contendo dados sensíveis;
- Falhas de sistemas: panes, falhas e bugs podem expor de forma não intencional informações preciosas da organização, expondo dados de clientes a pessoas não autorizadas.
Principais benefícios da adoção de uma solução que previne perda de dados (data loss prevention)
A implementação de uma solução data loss prevetion, possibilita que a organização obtenha uma série de benefícios focados na segurança da informação. São elas:
- Classificar dados: possibilita realizar classificação diferentes para diversos tipos de dados e informações, e, a partir disso, executar um tratamento diferenciado para esse conteúdo. Essa classificação pode ser feita de forma manual e/ou automatizada;
- Visibilidade e controle: oferece visibilidade dos dados da organização e auxilia os administradores a analisarem usuários que estejam enviando informações para pessoas não autorizadas;
- Monitoramento e bloqueio de atividades suspeitas dentro e fora da rede corporativa: através de políticas de segurança é possível verificar todos os dados que transitam pela rede interna e garantir que esses dados não saiam da organização por meio de e-mail, cópias vias USB ou até mesmo impedir atividades como imprimir. A solução ainda possibilita o controle de dados compartilhados com parceiros, fornecedores terceirizados, impedindo-os de vazar informações confidenciais;
- Garantir a conformidade regulatória: as empresas seguem padrões, leis e regulamentos de proteção de dados, como LGPD. A solução de data loss prevetion oferece recursos que possibilitam um plano de retenção de dados para a organização e possibilita que ela tenha total controle sobre eles;
- Fortalecer uma cultura de segurança da informação na empresa: alguns vazamentos de dados são resultado de acidentes ou falta de entendimento e não necessariamente conduta maliciosa. A solução de data loss prevetion ajuda a educar os colaboradores em entender como lidar com as informações confidenciais da empresa.
Como a HSBS trabalha para evitar a perda de dados
A solução de data loss prevetion entregue pela HSBS disponibiliza uma série de técnicas e alertas para detectar dados sensíveis, conheça algumas delas:
Correspondência de palavras-chave
o software de data loss prevetion procura determinadas palavras ou frases nas mensagens do usuário e bloqueia as mensagens que contêm essas palavras e frases. O sistema pode bloquear, por exemplo, o envio de documentos que contenham a expressão “CPF”.
Correspondência de padrões
esta técnica classifica o texto pela probabilidade de ele se encaixar em uma categoria de dados protegidos. Imagine que um colaborador da sua empresa compartilha um documento em que consta um número de 16 dígitos, o sistema pode bloquear o envio por entender que é um número de cartão de crédito.
Correspondência de dados exata
nesse caso, a solução verifica os dados em relação a conjuntos de dados exatos que contêm informações específicas que devem permanecer sob controle organizacional.
Para além dos recursos da ferramenta, a HSBS também possui o diferencial de entregar a expertise de profissionais capacitados e experientes, combinando o melhor de dois mundos: conhecimento técnico e recursos avançando, resultando em um alto nível de eficiência quando o assunto é prevenir perda de dados.
Práticas recomendadas para prevenção de perda de dados
Além de uma solução data loss prevetion bem implementada, outras práticas adicionais podem ser adotadas para prevenir vazamento de dados.
Abaixo, compartilho 5 dicas que irão contribuir para a segurança de dados para o ambiente corporativo:
- Gerenciamento de senhas fortes: é importante utilizar senhas complexas e únicas para cada conta e evitar compartilhá-las. Para facilitar o armazenamento seguro dessas senhas pode-se considerar a utilização de um gerenciador de senhas confiáveis como keepass;
- Atenção ao compartilhar informações entre pessoas: utilize os canais oficiais de comunicação interna para compartilhar informações sensíveis. As políticas são aplicadas a esses canais e garantem total visibilidade por parte de administradores;
- Cuidado com links e anexos: desconfie de e-mails suspeitos ou links desconhecidos. Não clique em links ou abra anexos de fontes não verificadas, pois podem conter malwares ou phishing. Utilizar políticas de anti-phishing, anexos e links seguros são outras soluções que minimizam a exposição dos usuários a atores mal-intencionados;
- Bloqueio de dispositivos: sempre que deixar os dispositivos sem supervisão é importante bloqueá-los com senha ou PIN, evitando assim que outras pessoas acessem de maneira não autorizada dados confidenciais;
- Descarte seguro de documentos: documentos físicos e/ou eletrônicos que contenham informações sensíveis, devem ser adequadamente destruídos ou excluídos, a fim de evitar sua recuperação.
Proteja seus dados com a Data Loss Prevention do HSBS
O data loss prevetion fornece uma abordagem que envolve o monitoramento e controle dos dados que entram, saem e são armazenados dentro da organização. Essa estratégia visa identificar, rastrear e prevenir a transferência não autorizada de informações confidenciais, como dados pessoais, informações financeiras e segredos comerciais.
Além do DLP, na HSBS trabalhamos com uma solução de segurança integrada, pronta para proteger seus dados e informações onde quer que elas estejam. Algumas das medidas que podem ser adotadas individualmente ou de forma integrada para proteger os dados da sua empresa são:
- Monitoramento de conteúdo: analisar o conteúdo dos dados em trânsito ou armazenados para identificar padrões suspeitos ou informações sensíveis.
- Políticas de Segurança: estabelecer regras e políticas que definam como os dados confidenciais podem ser usados, compartilhados e armazenados, e aplicar automaticamente essas regras.
- Prevenção de transferência não autorizada: bloquear ou restringir a transferência de dados sensíveis para fora da rede da organização, seja por e-mail, nuvem ou outros meios.
- Monitoramento de atividades do usuário: acompanhar as atividades dos usuários para identificar comportamentos anômalos ou atividades suspeitas que possam indicar um possível vazamento de dados.
- Criptografia e anonimização: proteger os dados sensíveis através de técnicas de criptografia e anonimização, garantindo que mesmo se forem comprometidos, os dados se mantenham inacessíveis.
- Treinamento e conscientização: educar os funcionários sobre práticas seguras de manuseio de dados e os riscos associados a vazamentos de informações.
- Monitoramento de endpoint: estender a proteção até os dispositivos finais (endpoints) usados pelos funcionários para garantir que os dados não sejam copiados ou transferidos indevidamente.
Invista no seu negócio, invista em prevenção!
Entre em contato com um dos nossos consultores e entenda como a solução de DLP da HSBS, individualmente ou em conjunto com uma estratégia avançada de segurança, pode ajudar a proteger o seu negócio.