Como o Grupo Dislub Equador otimizou a segurança e eficiência com uma solução de segurança implantada pela HSBS
Desde 1997 atuando no setor de combustíveis, o Grupo Dislub Equador (GDE) é uma das principais distribuidoras de combustíveis líquidos, sólidos e gasosos do Brasil. Durante todos esses anos, a qualidade na entrega e distribuição dos seus produtos é o que guia o crescimento da empresa, que se tornou referência no mercado.
Esse mindset de crescimento, que carrega a qualidade como principal bandeira, foi o que levou a Dislub a investir em um reforço à sua estratégia de Segurança da Informação, porque proteger dados empresariais é proteger o presente e o futuro da empresa.
Segurança para um crescimento sustentável
O Grupo Dislub Equador já possuía uma estratégia de segurança da informação madura e robusta quando os especialistas em Segurança da Informação da HSBS começaram a conversar sobre esse tema com eles. No entanto, eles enfrentavam alguns desafios relacionados à segurança e à visibilidade dos acessos remotos em suas operações.
Dentre os problemas enfrentados, eles possuíam:
- Dificuldade nos acessos remotos: os funcionários encontravam problemas para acessar remotamente os sistemas da empresa de maneira eficiente e segura;
- Segurança dos acessos: a empresa precisava garantir que apenas usuários autorizados pudessem acessar suas redes, protegendo dados sensíveis contra acessos não autorizados;
- Visibilidade nos acessos: a falta de visibilidade sobre quem estava acessando quais recursos e quando era uma grande preocupação, comprometendo a capacidade de monitoramento e resposta a incidentes.
Para nós, um problema fácil de resolver.
A solução oferecida
A HSBS apresentou ao Grupo Dislub Equador uma solução eficiente para resolver esses problemas: o Appgate SDP (Software-Defined Perimeter).
Appgate SDP é uma solução de ZTNA (Zero Trust Network Access), um modelo de segurança que assume que nenhum usuário ou dispositivo deve ser confiável por padrão, mesmo que esteja dentro da rede corporativa. Em vez disso, o acesso aos recursos é concedido com base na verificação contínua e dinâmica de identidade e contexto.
Na prática, ele funciona da seguinte maneira:
O Appgate SDP realiza uma verificação contínua sempre que um usuário ou dispositivo tenta acessar um recurso, verificando a identidade e o contexto, como quem é o usuário, de onde está se conectando, qual dispositivo está usando e outras informações contextuais. Dependendo do contexto do acesso, como a localização geográfica e o estado do dispositivo, o Appgate SDP decide se concede ou nega o acesso.
Além disso, em vez de dar acesso a toda a rede, ele cria segmentos dinâmicos, permitindo que os usuários acessem apenas os recursos específicos para os quais foram autorizados, minimizando o risco de movimentos laterais de atacantes dentro da rede.
Para os usuários, o acesso aos recursos é simples e direto, sem a necessidade de lidar com configurações complexas de VPNs ou múltiplas autenticações, impactando diretamente na eficiência operacional, o que nos leva aos benefícios da solução.
Conclusão: Impacto da solução nos negócios
Implementar do Appgate SDP pelo time de segurança da HSBS significou adotar uma abordagem moderna e eficiente para a segurança de acesso remoto, que trouxe melhorias significativas para o Grupo Dislub Equador, com benefícios significativos em termos de segurança, simplicidade de uso, visibilidade e controle e custos.
Listamos abaixo alguns dos benefícios:
- Aumento da segurança: a aplicação da segurança por contexto reduziu drasticamente o risco de acessos não autorizados, aumentando a proteção dos dados da empresa;
- Eficiência operacional: o acesso remoto simplificado permitiu que os funcionários trabalhassem de forma mais eficiente e produtiva, sem os antigos obstáculos de conectividade;
- Transparência e monitoramento: a visibilidade aprimorada dos acessos permitiu ao GDE monitorar e auditar todas as atividades de acesso, garantindo conformidade e capacidade de resposta rápida a incidentes.
Com essa solução, o Grupo Dislub Equador conseguiu superar seus desafios de segurança e acessos remotos, consolidando uma infraestrutura de TI mais segura e eficiente.
Para Charlie Santos, gerente de Segurança da Informação da HSBS, o sucesso dessa implementação reforça o compromisso da HSBS em fornecer soluções de segurança de ponta, alinhadas às necessidades específicas de cada cliente.