Segurança do Microsoft 365: recursos para proteger seus e-mails, dados e identidade
Faz tempo que proteger os dados das empresas deixou de ser diferencial para ser requisito. Se antes, com o número de ataques crescendo, já soava um alerta. Com a entrada a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), esse alerta virou imposição.
Para quem já utiliza o Microsoft 365, há algumas ferramentas disponibilizadas pela própria Microsoft para ajudar nessa missão de proteger as informações institucionais.
Destacamos, abaixo, 5 maneiras que o Microsoft 365 pode aprimorar a segurança da informação na sua empresa. Vamos conferir?
Recursos de Segurança do Microsoft 365
Use a autenticação multifator
MFA (autenticação multifator) exige que as pessoas usem um código ou aplicativo de autenticação em seu telefone para entrar no Microsoft 365 e é uma primeira etapa crítica para proteger seus dados corporativos.
Também conhecida como verificação em duas etapas, ela ajuda a proteger seus dados através de um monitoramento de segurança que identifica padrões de login inconsistentes, ajudando a mitigar possíveis ameaças com a verificação em duas etapas.
Utilize-a para aprimorar a segurança dos seus funcionários mesmo quando eles estão trabalhando de forma remota.
Proteja suas contas de administrador.
As contas de administrador possuem privilégios elevados, tornando-as mais suscetíveis a ataques cibernéticos.
Comece configurando apenas o número de contas necessários para sua empresa.
Crie contas de usuários dedicadas com a função de administrador, configure o MFA para todas as contas privilegiadas e defina políticas de configuração com Confiança Zero de acessos a dispositivos e identidade.
Além disso, adira ao princípio de privilégios mínimos para os administradores, ou seja, dê aos usuários e aplicativos acesso somente aos dados e operações necessários para executar seus trabalhos.
Use políticas de segurança predefinidas.
Os padrões de segurança ajudam a proteger sua organização contra ataques relacionados à identidade fornecendo configurações de segurança gerenciadas pela Microsoft que auxiliam na proteção do acesso aos dados da organização no ambiente do Microsoft 365.
A sua assinatura inclui políticas de segurança predefinidas que usam configurações recomendadas para proteção antispam, antimalware e antiphishing. Recomendamos o seu uso para todas as organizações que desejam aumentar sua postura de segurança.
⚠️ É importante dizer que, ao ativar os padrões de segurança da Microsoft, o MFA é definido para todos os usuários, exigindo registro em até 14 dias a partir do primeiro acesso após a ativação. Depois que acontecer o registro de MFA, os usuários com algumas funções de Admin, serão exigidos a fornecer MFA em todos os acessos, já os usuários comuns, só serão solicitados a fornecer MFA se a Microsoft detectar alguma inconsistência nos padrões de login desses usuários.
Defina as configurações de compartilhamento para arquivos e pastas do SharePoint e do OneDrive
Por padrão, os níveis de compartilhamento padrão do SharePoint e do OneDrive podem ser definidos para um nível mais permissivo do que o necessário.
Recomendamos que você revise e, se necessário, altere as configurações padrão para proteger melhor sua empresa.
Conceda às pessoas apenas o acesso de que precisam para fazer seus trabalhos.
Treine todos nas práticas recomendadas de email.
Mesmo não sendo um recurso diretamente do Microfot 365, achamos importante alertar que o e-mail é uma das plataformas mais usadas pelos ciberatacantes para fazer suas vítimas. Cerca de 90% das ameaças chegam por e-mail.
Alerte e treine todos os usuários sobre tentativas de phishing, falsificação e malware em seus e-mails para maximizar a segurança nos e-mails corporativos da instituição.
Por fim, inclua o e-mail na Política de Segurança da Informação da empresa, apresente-a aos colaboradores, crie métodos de avaliação sobre a eficiência dos treinamentos em segurança e adote um termo de responsabilidade para que os colaboradores confirmem que se comprometem com as regras apresentadas.
Preencha o formulário abaixo e saiba mais sobre como as ferramentas de proteção contra ameaças da Microsoft trabalham juntas para proteger seus e-mails, dados e identidades.
Erro: Formulário de contato não encontrado.