Use Canais compartilhados do Teams se quiser colaborar com um grupo de pessoas de equipes (e até empresas) diferentes
Conteúdo produzido por Marcus Souza
No cenário atual, é cada vez mais presente a integração e a colaboração com todo o seu ecossistema de parceiros de negócio, promovendo um maior intercâmbio entre clientes, fornecedores, entre outros, o que permite uma maior agilidade na execução de projetos e no negócio em geral.
Pensando nisso, a Microsoft disponibiliza um recurso que permite essa integração de maneira simples e direta: os Canais compartilhados do Microsoft Teams.
O que é um canal compartilhado do Microsoft Teams?
Um canal compartilhado é um local para colaborar com pessoas dentro e fora de sua equipe ou organização. Pessoas fora de sua organização podem participar de um canal compartilhado sem alternar as organizações.
Ou seja, o usuário externo verá o canal em sua própria instância do Microsoft Teams, dentro do locatário de sua organização.
O que é uma equipe de host?
Quando um proprietário de equipe cria um canal compartilhado, essa equipe se torna a equipe host.
Um canal compartilhado fica dentro de uma equipe host.
Os proprietários de canal podem compartilhar um canal com a equipe host ou adicionar pessoas a um canal compartilhado sem adicioná-los à equipe host.
O que é necessário para começar
- A pessoa que você deseja convidar para o canal compartilhado precisa ter uma conta corporativa ou de estudante com licença para Teams no Microsoft 365;
- Sua organização e a organização da pessoa que você está convidando devem ter a conexão direta B2B configurada por um administrador no portal do Azure.
❗ Os recursos de conexão direta B2B, no momento, só funcionam com canais compartilhados do Teams.
Outra forma de convidar um ususário externo para a equipe
Essa interação entre organizações pode ser feita através da introdução de usuários convidados no ambiente e permitindo acesso à aplicativos e arquivos.
Para que isso aconteça, é necessário enviar um convite ao usuário externo, incluindo-o no seu ambiente e dando a ele autorização para usar os recursos.
Sempre que o convidado precisar acessar, por exemplo, um arquivo compartilhado, precisará alternar do seu ambiente para o ambiente proprietário do arquivo, dificultando a fluidez do trabalho, ou acessar os dois ambientes ao mesmo tempo, o que exigirá usar um navegador e um aplicativo desktop (ou dois navegadores diferentes), ocupando espaço em memória.
Qualquer que seja a maneira, o usuário sempre terá que alternar entre dois ambientes.
Quando a opção é pelo uso de Canais compartilhados, o proprietário de uma equipe do Teams pode adicionar usuários externos que não precisarão estar no ambiente do proprietário para colaborar no canal.
Aprenda mais sobre o Teams: cadastre-se e recebe nossa newsletter sobre o tema: