O Windows 10 Mobile chega com um visual repaginado e algumas novas funções. Entre elas estão o navegador Microsoft Edge, novas versões dos aplicativos Outlook (para e-mail e calendário), Word, Excel e PowerPoint, app de mensagens integrado ao Skype e uma loja unificada para ferramentas, jogos, músicas e filmes. Há ainda uma central de notificações melhorada e com acesso rápido a configurações de Wi-Fi, Lanterna e Modo Avião, além de novos aplicativos Pessoas, Fotos, Mapas, Xbox e Música. Também foi confirmado o recurso de Plataforma Universal Windows (UWP, na sigla em inglês), que permite aos desenvolvedores a criação de aplicações que compartilham o mesmo código fonte. Com isso, o trabalho deles fica mais fácil porque basta adequar a interface de seus produtos para cada variante do sistema (Windows 10, Windows 10 Mobile, Xbox One, HoloLens, entre outros)
Os celulares que possuem o aplicativo Update Advisor já estão sendo avisados sobre a atualização. Neste caso, basta acessar o menu de configurações no smartphone e procurar pela seção que corresponde ao update. Quem ainda não possui o app pode baixá-lo pela Windows Store, mas desde já a Microsoft afirma que ter a ferramenta instalada não é garantia de que o novo software será baixado agora. Por conta da alta demanda, a atualização deve chegar para todos nas próximas horas, de forma gradual.
Inicialmente, o Windows 10 Mobile possui suporte para os seguintes dispositivos: Lumia 430, Lumia 435, Lumia 532, Lumia 535, Lumia 540, Lumia 635 (1 GB RAM), Lumia 640, Lumia 640 XL, Lumia 730, Lumia 735, Lumia 830 e Lumia 930. Além disso, importante lembrar que Lumias adquiridos por meio de operadoras podem ter que aguardar um pouco mais, já que elas costumam fazer testes em suas redes antes de liberar as atualizações.
Mais informações em:
https://blogs.windows.com/windowsexperience/2016/03/17/upgrading-existing-windows-phone-8-1-devices-to-windows-10-mobile/