Como adotar Cloud Computing pode contribuir com o compliance com a LGPD?
Sabemos que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) impacta vários aspectos da nossa rotina profissional, incluindo o uso de tecnologias que já utilizamos no dia a dia, como soluções em cloud computing.
Por isso, nesse post vamos conversar sobre o impacto da Nuvem na LGPD, e como a cloud Computing pode facilitar a jornada rumo à adequação a partir de algumas perguntas centrais. Vamos conferir?
Se preferir, ouça esse conteúdo produzido em parceira com o Papo Cloud:
Na nuvem não preciso me preocupar com a LGPD?
Para começar, entenda que, assim como em segurança da informação na nuvem, as ferramentas de Cloud Computing sozinhas não podem garantir a você o compliance com a Lei. Na verdade nenhuma ferramenta tem esse poder, já que a LGPD requer uma união de processos, pessoas e tecnologia.
Apesar de muitas pessoas pensarem que o simples fato de estar na nuvem já soluciona essa questão, ainda é preciso adotar boas práticas e estabelecer processos para lidar com os dados.
A nuvem, nesse caso, traz alguns recursos computacionais mais modernos, que facilitam (e agilizam) o caminho para a adequação, fazendo com que a preocupação e o esforço sejam menores do que o necessário em uma infraestrutura totalmente local (on premise).
Mas como a Cloud Computing pode ajudar na adequação à LGPD?
Apesar de sozinha não garantir o compliance, os provedores profissionais de nuvem estão totalmente preparados para ela, disponibilizando diversos recursos e plugins que facilitam esse processo.
Por exemplo, realizar uma criptografia de disco é muito mais fácil quando você está na nuvem. A mesma coisa se você pensar em desenvolver um dashboard de monitoramento de segurança. No Azure, esse acompanhamento das políticas de segurança da informação é facilitado, ele já te dá essa visão geral de forma nativa.
Além disso, ferramentas de controles de acesso, que permitem o monitoramento da autenticação (gerenciamento de identidade, quem acessou o sistema), autorização (o que o usuário pode acessar e onde acessar) e auditoria (a capacidade de saber o que o usuário fez), também amplicam uma camada extra para a proteção de dados.
Ou seja, é possível gerenciar a conformidade de forma muito mais fácil na nuvem, aproveitando as recomendações personalizadas das plataformas e adotando padrões de compliance de nível internacional.
Sendo assim, sem dúvida, recomendamos a adoção a nuvem tanto pelos benefícios que ela traz ao negócio quanto pelo seu potencial de facilitar essa adequação.
Aprenda mais sobre segurança na Nuvem:
Cuidados ao escolher o provedor de nuvem
Uma dúvida muito comum nesse ponto em específico, é sobre a adoção de soluções em nuvem que hospedem os dados fora do Brasil, por exemplo. Se isso seria permitido.
Na verdade, é possível sim hospedar os seus dados fora do país e mesmo assim se manter em compliance.
O que você precisa, ao considerar os requisitos para escolher o seu provedor, é analisar se ele está em compliance com a LGPD, ou seja, se ele segue as políticas e normas de segurança impostas pela nova legislação brasileira.
A LGPD requer um maior cuidado com o tratamento de dados e exige que saibamos, por exemplo, quais as certificações que aquele fornecedor de nuvem possui, quais os padrões que ele segue. Geralmente, essas informações do “currículo” do provedor podem ser facilmente encontradas no site institucional.
Além disso, você pode revisar o contrato de serviço para garantir que o seu fornecedor siga todos os requisitos necessários para tratar os dados de usuários brasileiros.
Principal benefício da Nuvem focando em LGPD
A palavra aqui seria agilidade.
A implementação de segurança da informação de alto nível, de forma geral, é muito difícil. E a LGPD traz para todas as empresas a necessidade de focar nisso.
Então, ao optar pela nuvem, você já avança algumas casas nessa jornada. É muito mais fácil e ágil alcançar um nível de maturidade elevada em segurança, justamente por ter acesso a ferramentas e padrões que a nuvem fornece.
Cadastre-se e receba mais informações sobre LGPD diretamente na sua caixa de entrada:
Erro: Formulário de contato não encontrado.