A Datamétrica é uma empresa de gestão de relacionamento com clientes e BPO que proporciona transformação digital e redução de custos aos seus contratantes através do uso de inteligência artificial.
Atua há 28 anos no mercado, atendendo a clientes de diversos perfis como mercado financeiro, saúde e medicina diagnóstica, governo, serviços de utilidade pública, energia, varejo, telecomunicações e indústria.
Composta por uma equipe de mais de cinco mil profissionais altamente capacitados nas suas respectivas áreas de atuação, hoje está presente no Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco e Bahia.
Desafio
Comunicação. Uma habilidade extremamente necessária para o sucesso, das pessoas e dos negócios. Era esse o maior desafio na Datamétrica: garantir que a comunicação continuasse fluindo sem interrupções depois do aviso de descontinuação do serviço que eles utilizavam.
A HSBS precisaria realizar a migração de 936 e-mails corporativos em apenas 15 dias, sem parar ou prejudicar o andamento da operação.
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Primeiros passos
Mesmo lidando com o prazo apertado, reunimos um time de especialistas para entender o cenário global da datamétrica e, em seguida, promover as mudanças que eles apontavam como necessárias.
Ao realizar o assessment, percebemos um ambiente com baixa performance, solução desatualizada e inexistência de ferramentas de comunicação que fossem além do e-mail.
Ou seja, mais do que um e-mail, a Datamétrica precisava de uma solução em nuvem para impulsionar eficiências operacionais e aumentar a colaboração entre as equipes. Eles precisavam do Microsoft 365.
A grande virada
Com os dados obtidos através do assessment no ambiente, começamos o projeto de migração definindo as melhores licenças para os diferentes perfis de usuários, o que envolveu a seleção de uma combinação de licenças do Microsoft 365 e do HSBS Mail, a ferramenta de e-mail executiva da HSBS.
Além disso, definimos que, para que a operação da empresa não fosse prejudicada, todo o processo aconteceria em um ambiente de coexistência, em que dois ambientes funcionam em paralelo possibilitando uma migração gradual, visando principalmente evitar paradas e impactar minimamente os usuários.
Depois da aprovação da datamétrica, iniciamos a migração com um prazo bastante apertado. Envolvendo o esforço de uma equipe multidisciplinar de especialistas e acompanhamento em uma escala 24/7, a migração foi um sucesso.
Seu resultado foi uma maior disponibilidade do ambiente, solucionando os problemas anteriores deinterrupção do serviço, além de outros como o de Spam e de administração.
Ademais, a nova plataforma aumentou a satisfação do usuário, tanto pela facilidade no uso quanto por disponibilizar uma variedade de ferramentas inovadoras para colaboração.
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Benefícios ao negócio
A mudança de ferramenta de e-mail para uma plataforma completa de colaboração, trouxe impactos significativos ao negócio que foram além da solução do problema pelo qual fomos acionados.
Listamos, abaixo, alguns impactos que trouxeram maior poder de inovação ao negócio e empoderamento aos funcionários. Confira:
- Comunicação eficiente: um dos aspectos necessários para a eficiência de um time é sua capacidade de se comunicar adequadamente. A disponibilização do Microsoft Teams, que funciona como uma plataforma com recursos de chat online e videoconferências, permitiu a centralização da comunicação em uma única plataforma;
- Plataforma atualizada: um time com as mais recentes atualizações de segurança, colaboração e produtividade sempre à disposição. Contar com uma plataforma projetada pelos desenvolvedores da Microsoft com sede de inovação faz toda a diferença para o negócio;
- Colaboração facilitada: com equipes compostas por pessoas nos diferentes modelos de trabalho, facilitar a colaboração em tempo real deve ser uma preocupação de todos os gestores. O Microsoft 365 é especialmente desenvolvido para apoiar nessas situações, com colaboração em tempo real nas diversas plataformas que compõem o hub de produtividade, incluindo as ferramentas do pacote Office;
- Redução de custo: além da redução direta de mais de 10% no contrato mensal, também contamos com a redução indireta advinda através do impacto no dia a dia dos profissionais de TI que viram reduzir o número de chamados internos para solucionar problemas da plataforma.
Para Ricardo Alves, gerente comercial da HSBS que acompanhou todo o processo, o sentimento é de satisfação. “Conseguimos entregar ao cliente, em tempo recorde, uma solução que atendia completamente às necessidades do negócio, com um excelente custo-benefício e suporte ao crescimento da empresa”, finaliza o gestor.
Cliente: site datamétrica(datametrica.com.br)