O Windows Server 2016 está com um novo recurso no cluster de Failover, que permite atualizar o sistema operacional dos “nós” do cluster do Windows server 2012 R2 para o Windows Server 2016, sem a interrupção do Hyper-V e cargas de trabalho, isso sem a necessidade de hardware ou software adicional.
Processo para upgrade do ambiente:
- O Host (nó) é colocado em estado de pausa;
- Todas as VM’s pertencentes a ele são migradas para o outro nó de cluster;
- O nó deve ser excluído do cluster e ter o recurso de cluster removido;
- O nó é reinstalado com o Windows Server 2016;
- O nó que está executando o Windows Server 2016 é adicionado novamente ao cluster. Nessa etapa o cluster deve estar executando em modo misto (recurso que permite o upgrade in-place), pois os nós de cluster estarão executando sistemas operacionais diferentes.
- O mesmo processo é realizado nos outros nós até que os hosts estejam atualizados com o Windows Server 2016.
- Para aproveitar os novos recursos de Cluster Failover do Windows Server 2016 é necessário subir o nível funcional com o cmdlet abaixo:
Update-ClusterFunctionalLevel
Essa é uma das melhorias que o Windows server 2016 nos proporciona, onde poderemos migrar todo o ambiente de cluster para o Windows Server 2016 sem nenhuma penalidade de tempo de inatividade em SLA’s.
Saiba mais em https://technet.microsoft.com/pt-br/windows-server-docs/failover-clustering/cluster-operating-system-rolling-upgrade
Teste o Windows Server 2016 em Virtual Labs
Dúvidas? Envie para [email protected]
Andressa Ferreira
Cloud Specialist